quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Breve história da Movimentação de Carga.

Oi pessoal.

Me chamo João, mas todos me conhecem como "Seu Bigode"! Sou um Engenheiro de Segurança que adora novidades da área de movimentação de cargas, compartilhar conhecimento e claro, aprender com todos vocês.

Serei o responsável por escrever no blog Rigger S/A sobre as novidades de mercado, cuidados com a segurança, assim como analisar acidentes com cargas e equipamentos.

Antes de contar um pouco sobre a história da Movimentação de Carga, quero saber uma coisa: Você está no horário de trabalho? (risadas). O chefe não irá gostar, hein?! 
Caso esteja disponível, há algo que eu quero compartilhar com vocês:

Já imaginaram como era feito a movimentação de carga há mais de milhares de anos atrás? Nessa época, o homem só dispunha de força humana e animal, tornando um içamento muito mais difícil e demorado. 
Mas, como é que eles construíram monumentos como pirâmides, castelos, muralhas e imensas torres?


Toda construção ou movimentação de cargas pesadas duravam anos e somente durante a Revolução Industrial, foi que o homem passou a dominar a manipulação dos metais e da energia. Então, já podemos imaginar o quanto o povo antigo sofria e quebrava a cabeça para atingir seus objetivos.

Com o tempo, passamos a consumir um número cada vez maior de recursos naturais, energia, produtos industrializados, o que possibilitou ao homem construções cada vez maiores, como prédios, museus, fábricas, refinarias de petróleo, barragens para a geração de energia, entre outros.

Essas modernidades também impuseram prazos cada vez menores, o que obrigou o desenvolvimento de diversas máquinas gigantescas para este fim, como escavadeiras, caminhões e guindastes imensos. Com maior velocidade nas operações, o profissional passou a preocupar-se mais com segurança e produtividade, surgindo então, os procedimentos de trabalho e planejamento das atividades.

Espero que tenham gostado da informação! Encontro vocês em breve, meus amigos.




1 comentários:

Anônimo disse...

Teste

Postar um comentário

O seu comentário será enviado para moderação da Equipe Rigger S/A.

Agradecemos a sua colaboração!